Londres: Walking Tour de Arte de Rua – Shoreditch
Vou começar a série de posts de Londres! Tenho tanta coisa para contar e dividir por aqui.
A maioria dos meus passeios não foram óbvios, porque como já disse aqui, já morei por 10 meses na cidade e voltei outras vezes, quando fiz os passeios turísticos tradicionais. Um dos passeios mais divertidos que fiz nessas férias foi o walking tour dos grafites em Shoreditch!
A região é uma das mais descoladas no leste de Londres e tem muita coisa legal para ver e fazer. Fiquei hospedada na região e esse foi o primeiro passeio que resolvi fazer até para poder conhecer melhor o que tinha por perto!
O passeio dura 2 horas e meia aproximadamente e vale muito a pena. A guia conhecia bastante da região e foi explicando desde o surgimento do bairro (que é formado por imigrantes), os conflitos do passado que acontecia na região (os skinhead iam nessa região agredir os imigrantes árabes e muçulmanos), a origem dos grafites, os artistas, os temas pintados, regras para pintar na rua, até o tipo de material utilizado.
Alguns grafites tem histórias bem divertidas como esse abaixo, que quando foi feito a prefeitura local ia colocar um outdoor para cobrir, porém, a comunidade local disse que esse animal representava riqueza e prosperidade para eles e não deixaram que cobrissem.
O meu favorito foram esses bonecos com olhos expressivos! O artista, chamado Stik, começou a ver a arte tomando conta das ruas e disse que ele também podia fazer igual e criou esses bonequinhos com olhos super expressivos! Sem dúvida, o meu favorito!
Durante o passeio também passamos pelo Spitafield Market, que vale pena voltar porque tem uns restaurantes e várias lojinhas legais, e por Bricklane, onde tem um mercado muito animado no domingo.
Agendei meu passeio pela Free Tours by Foot no mesmo dia, achei o passeio pela internet e adorei! O ponto de encontro foi em frente a White Chappel, logo na saída do metro, bem fácil de chegar. A guia era ótima, chamava Jenny, e é uma estudante de mestrado em Antropologia, conhecia bastante a região e os artistas. O esquema do pagamento é o mesmo que os outros walking tours que já fiz, você paga quanto acha que o guia merece, normalmente em torno de 7 – 10 libras.
Eles tem outros passeios que tive vontade de fazer mas no final estava cansada e preferi ficar livre….
Vale muito a pena!
Vai para Londres? Faça a sua reserva pelo Booking!
3 comentários Comentar via blog
Comentários via facebook
Comentários via blog