A experiência de viajar sozinha

IMG_2343

Firenze – uma das viagens que fiz sozinha!

Sempre vejo várias pessoas comentando e questionando como é viajar sozinha. Muita gente tem medo e fica sem saber o que fazer mas pode ter certeza que é uma experiência grandiosa e libertadora.

Minha primeira viagem sozinha aconteceu por acaso, estava morando em Londres e queria muito conhecer a Itália. Tinha um grupo de amigos brasileiros que sempre viaja comigo mas bem no período que eu tinha disponível para passar uma semana viajando ninguém podia ir. Conclusão: ou ia sozinha ou não conheceria o país que eu tanto tinha vontade e curiosidade de conhecer.

Resolvi que não era por falta de companhia que eu deixar de ir e lá fui eu. Comprei a passagem e tracei um mini roteiro que era ir para Roma, Florença e Veneza. Fui de avião para Roma, viajei de trem entre as cidades e voltei de Veneza para Barcelona (onde eu iria passar os próximos dois meses) de trem, também porque não havia planejado direito e a passagem de avião estava muito cara.

No começo fiquei um pouco apreensiva mas as coisas foram fluindo e me diverti muito.

Passei por alguns perrengues também, o primeiro deles foi não ter reservado o hotel em Roma em pleno verão com antecedência e não achava lugar para ficar. Depois de ter ido em 3 lugares, me indicaram um albergue, chegando lá tinha vaga, porém em um quarto com camas para homens e mulheres. Perguntei se tinha outra mulher no quarto, disseram que sim, e aceitei a vaga. Fiz amizade com dois dos meninos que estavam no quarto, um australiano e outro argentino. E foi muito divertido!! No final eu tinha um pouco de medo de andar a noite sozinha e poder passear com eles acabou me dando mais segurança e me proporcionando experiências que eu não teria vivido só!

Essa não foi a única viagem que fiz só, por incidência depois de alguns anos voltei sozinha para a Itália e descobri que gosto da minha companhia. Andava o dia todo e no fim da tarde sentava em algum bar para tomar um vinho branco geladinho (era verão e fazia um calor infernal) e beliscar algo antes de voltar para o hotel. Ficava pensando na vida, anotando ideias e planejando mais viagens ou o roteiro do dia seguinte. Descobri também que conhecer pessoas diferentes é uma grande diversão, e eu adoro conversar e fico mais aberta nessas viagens.Conhecer pessoas diferentes me fez conhecer mais sobre mim mesma!

Dicas importantes:

1. Planeje sempre para onde você vai, faça as reservas nas cidades mais concorridas, o que faz você ter segurança de saber onde vai chegar e economiza tempo de ficar procurando. PS: As vezes é bom ter um pouco de flexibilidade no roteiro, mas isso tem a ver com a sua vontade de aventura. Não reservar significa poder não ter onde dormir como planejado.

2.Leia sobre o país que você vai e pergunte se tem áreas perigosas. Vale perguntar no hotel também, sempre é bom escutar pessoas locais.

3. Estar hospedado em um boa localização é uma dica importante para todas as viagens, já que você ganha tempo e ainda economiza no transporte. Viajando sozinha isso é ainda mais importante, afinal você quer poder ir e vir a qualquer hora do dia sem problemas. Use as resenhas de hoteis em sites como o trip advisor para saber se a localização é boa.

4. Ficar em albergue é sempre uma boa opção para conhecer gente legal! Hoje em dia já é possível ficar em bons albergues com quartos individuais e com banheiro.

5. Contratar passeios nas cidades também é uma boa forma de conhecer pessoas. Em Bariloche quando fui sozinha contratei no albergue mesmo um tour pela região e fiz alguns amigos que me renderam companhia para o almoço! O mesmo aconteceu em Berlim, depois de um walking tour maravilhoso, foi tomar cerveja com um casal bem simpático.

PS: Faz muito tempo que fiz as minhas primeiras viagens sozinha e não consegui achar as fotos para colocar aqui.

Faça as suas reservas usando o Booking!

Banner_Booking_FimPost

3 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Marcia

    Legal, adorei as dicas.

    Responder
    1. Ingrid Luiggi

      Que bom Márcia que você gostou das dicas! :)

      Responder

Deixe seu comentário