Dia dos Mortos na Cidade do México

Diadosmortos

Dia dos Mortos – Cidade do México – Altar em Coyacán

Passar o dia dos mortos na Cidade do México era uma experiência que tínhamos (eu e o marido) planejado na nossa wish list de viagem e conseguimos realizar!

Chegamos dia 01/11 (terça) e as festas já estavam acontecendo desde o sábado com desfiles para os mortos e as oferendas.

Onde Ir ver as festividades do Dia dos Mortos

No dia 02/11 que é o dia oficial dos mortos, era feriado e fomos ver as festividades em Coyacán, bairro qeu fica ao sul da Cidade do México. As festividades acontecem em vários lugares da cidade, no Zócalo (centro da cidade, e é possível chegar de metrô), também tem festividades, assim como em Xoximilco. Nos avisaram que o Zócalo ficava muito cheio e que pegar o metrô era complicado e acabamos desistindo de ir. Vimos todas as festividades durante o dia, mas durante a noite acontecem a maioria dos eventos.

img_4404

Durante a noite as pessoas vão nos cemitérios.Se tiver disposição, aconselho ir a um para ver de perto as oferendas para as pessoas reais. Estava chovendo e também não fomos. A ideia é preparar oferendas, com presentes, comida favoritas para os mortos. Eles acreditam que nesse dia os mortos voltam e essa é uma forma de agradar e matar a saudade dos entes queridos.

O que achei bem interessante, foi na TV eles entrevistando as pessoas e uma senhora falando que tinha preparado as oferendas para um irmão morto porque também esperava que as pessoas fizessem isso por ela! Ela realmente tinha medo de ser esquecida quando morresse.

Outra curiosidade que me chamou a atenção também veio da TV. No jornal da manhã eles estavam falando o que acontece com o corpo quando uma pessoa morre, como o corpo deixa de funcionar e quanto tempo isso leva. Achei interessante porque a morte é tratada como uma forma natural e consequência da vida, eles também tem saudade e também sofrem, mas o dia dos mortos é um dia feliz, de lembrar daqueles que já foram e prestar de alguma forma uma homenagem.

Mais uma tradição, mesmo dentro das igrejas católicas existem alguma homenagem aos morto em forma de altar. As flores estão em todos os lugares, assim como as fotos dos mortos.

Em Coyacan podemos ver alguns a ltares para mortos famosos, ou de marcas de tequila, todos com muitas flores, coloridos com fotos e homenagens. Também tinha uma feira de comidas típicas.

img_4405

Nesse época eles comem um pão delicioso chamado “Pan del muerto”, não poderia ser chamado de outra forma, é um pão com essência de laranja que pode ou não ser recheado com chocolate. Provamos e achamos bem saboroso! Deliciosa tradição!

O colorido do lugar realmente impressiona! Em nenhum momento eu achei triste ou sofrido, pelo contrario, achei bem feliz!

Além do que vimos, o espírito da cidade é incrível, sem dúvida o dia dos mortos na Cidade do México, foi uma experiência para a vida! Crianças fantasiadas nas ruas pedindo doces (acho que isso tem um pouco de influência do Halloween), muitas pessoas com o rosto pintado da catrina, que representa a morte e usa um chapéu para simbolizar a alta sociedade.

Vale muito a pena organizar uma visita ao México nessa época do ano, foi sem dúvida uma excelente experiência!

Vai para o México?

Banner_Booking_FimPost

 

1 comentário Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

Deixe seu comentário