Tulum: Guia completo para explorar a região

Ruinas tulum

Ruínas Maias de Tulum

Fazia tempo que eu tinha Tulum na minha lista de destinos para conhecer. Já tinha visto inúmeras fotos lindas do lugar e achei que ia amar. Ainda bem que insisti nesse destino, porque o lugar é realmente incrível!

Tulum fica há uma hora e meia aproximadamente de Cancun. Tem uma cidadezinha que parece com as cidades do litoral do Brasil, e tem uma costa cheia de hotéis charmosos e bons restaurantes.

O esquema de Tulum não é de mega resorts, e sim de hotéis boutiques, beach clubs, bons restaurantes, drinks e leitura na beira da praia. A praia é linda com um mar azul esverdeado de tirar o fôlego, até para mim que cresci frequentando Maragogi – AL.

A alta temporada na região é de Dezembro a Fevereiro. Em julho faz bastante calor e em Agosto e Setembro é a época dos furacões. Ter ido em Novembro foi ótimo! Pegamos dias lindos de sol e de calor, choveu algumas vezes mas a chuva dura pouco e logo o sol aparece.

Como chegar

Comprei nossas passagens pela AeroMéxico, que era a opção mais barata. Custou cerca de R$800,00 (voando em Novembro – ida e volta da Cidade do México). Sempre vejo muitas promoções de passagens saindo do Brasil. Vale ficar de olho também na Copa Airlines, que tem vôos super baratos, sempre com escala no Panamá, e foi a opção que usamos para chegar no México.

Onde se hospedar

As opções mais baratas não estão próximas a praia, se você tiver um carro pode ficar na cidade, mas sem transporte você tem que ir de bicicleta (que não achei tão perto assim) ou pegar táxi.

Minha sugestão é ficar nos hóteis que ficam a beira mar, o destino pede um lugar especial onde você possa descansar e curtir a praia.

As melhores praias ficam depois do KM4, e tem inúmeras opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos.

Ficamos hospedados no Hotel Viento de Mar. Foi uma excelente opção e adoramos tudo! O quarto era enorme, ganhamos um espumante para comemorar nossa lua de mel, o serviço de bar na praia é muito bom e a comida do restaurante é ótima! O staff do hotel também é bastante atencioso.

Hotel Viento de Mar - Tulum

Hotel Viento de Mar – Tulum

Só uma observação: os quartos não tem televisão, mas de verdade, você não precisa de televisão num lugar assim! Mas pode ficar tranquilo porque o ar condicionado e o chuveiro quente funcionam muito bem!

Hotel Viento de Mar - Tulum

Sofás para você curtir a praia do hotel

O que fazer

As principais atrações de Tulum são as ruínas maias que ficam na beira mar e os inúmeros cenotes, que são as cavernas cobertas com água, onde se pode mergulhar. Fizemos esses dois passeios e curtimos bastante a praia da região, que para mim é a principal atração.

Ruínas Tulum

Para ir as ruínas aconselho ir cedo para evitar uma grande quantidade de turistas e fugir do sol muito forte, mas tenha certeza que você irá encontrar muita gente no lugar! Existem duas praias nas ruínas que são permitido o banho, quando fomos apenas uma estava aberta. A outra estava fechada para proteger a desova das tartarugas. A praia estava MUITO cheia e acabamos nem indo, mas vá de biquini para poder aproveitar.

img_4699

Dentro das ruínas não tem lugar com sombra nem lugar para comprar água, por isso vá com chapéu, leve sua água e passe repelente.

Fomos de carro e o local tem um estacionamento bem grande que custa 50 pesos.

Endereço: Carretera federal Chetumal – Cancún km. 230, Tulum, QROO, Mexico

O ingresso para entrar custava cerca de 100 pesos, não me lembro exatamente quanto custou.

Como íamos continuar o passeio pelos Cenotes, comemos na entrada das ruínas mesmo, num lugar de cachorro quente bem gostosinho com salsichas artesanais chamado Salciccium.

Tem um centro de artesanato na entrada do parque, os preços são altos e não aconselho a comprar nada lá. Se puder faça suas compras na cidade do México, se não, faça no centrinho de Tulum e pesquise sempre, a diferença de preço entre as lojinhas é bem grande!

Cenotes

Saímos das ruínas e fomos direto para o Cenote Dos Ojos, pelo o que eu havia pesquisado antes esse é o cenote mais indicado. Na verdade são dois cenotes: Ojo Uno e Ojo Dos. Você pode fazer snorkeling ou mergulhar mais profundamente com cilindro. Ficamos no snorkel mesmo e nos divertimos. A água é bem limpa. Fomos no final da tarde e tinha sol entrando na gruta, o que deixava o visual ainda mais bonito.

tulum_cenotes

Cenote – Dos ojos

Se você não tiver snorkel não tem problema, lá eles alugam. Sugiro você levar para todos os passeios caso tenha um, vai ser bem usado!

Endereço:
Dos Ojos Scuba Dive Shop
Highway 307, Kilometer 244, 77710 Akumal, Quintana Roo, México
Entrada: 110 pesos
Fica na estrada, mas tem placas que ajudam a se localizar. Quem sai de Tulum, fica do outro lado da pista, por isso é necessário fazer o retorno. Fique atento!

Onde comer

Pesquisei bastante antes de viajar porque queria conhecer bons restaurantes e as experiências foram ótimas.

Em Tulum, os restaurantes ficam abertos entre 12:00 e 21:00. As pessoas normalmente fazem um almoço-janta no início da noite. Não chegue tarde nos lugares porque corre o risco de você ficar sem jantar!

O primeiro lugar que fomos foi um restaurante italiano que fica na Pousada Margherita, que era simplesmente divino! Comi uma massa com camarão e meu marido um prato de camarões grelhados e os dois pratos estavam ótimos! Dica importante: você pode pagar em dólar ou pesos mexicanos, mas em pesos usando a conversão que fizemos no aeroporto era bem mais barato! Leve sempre pesos com você! Para dar uma ideia de preço, o jantar para duas pessoas com entrada, sobremesa e uma garrafa de vinho custo aproximadamente 90 dólares.

Endereço: Carretera Tulum-Boca Paila Km. 4.5, Tulum, 77780 Tulum, Q.R., Mexico

No segundo dia comemos no Casa Banana, que era gostoso mas nada demais (escolhi comer uma salada e acho que errei no prato, o de Samuel era bem mais bonito!). O lugar é lindo e bem aconchegante, com luz de vela. Bom para namorar e tomar uns drinks também. Tem um totó (para os paulistas pebolim) na porta e ainda rendeu umas boas risadas.

Endereço: Carretera Tulum-Boca Paila Km. 8.5, Tulum, 77780 Tulum, Q.R., Mexico

Na última noite, fomos no Mateo´s Grill, que é um restaurante mexicano com grill. O lugar é descolado, animado e tinha mais gente jovem (público é diversificado). Comemos umas fajitas de camarão deliciosas! O custo também foi o mais baixo dos três lugares, gastamos 800 pesos (45 dólares aproximadamente).

Endereço: Carretera Tulum Boca Paila km 5.2, Manzana 10 Lote 16, 77780 Tulum, Q.R., Mexico

Outros lugares para conhecer:

Acabamos sem fazer tudo que a região tinha para oferecer porque estávamos num esquema mais tranquilo e também não tínhamos muitos dias, mas segue uma lista de outros lugares para visitar  (que com certeza vou voltar para fazer):

  • Cobá (ruínas)
  • Gran Cenote
  • Pirâmides de Chichen Itza (ruínas)
  • Playa de Akumal (mergulho com snorkel

Gostou das dicas? Deixe seus comentários e sugestões!

Faça sua reserva usando o Booking:

banner_booking_fimpost

1 comentário Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

Deixe seu comentário