Japan House São Paulo: Novo centro cultural

Ambiente clean (limpo), branco, toques de cinza, com muita madeira, gente simpática e uniformes modernos. Isso tudo está pertinho da gente aqui em São Paulo na Japan House. São Paulo que tem bastante influência japonesa por conta da sua imigração, que ocorreu há mais de 100 anos, agora ganhou um novo centro cultural dedicado ao Japão.

A Japan House foi inaugurada no começo de Maio, com bastante divulgação e fotos nas redes sociais.E fui lá matar a minha curiosidade e dividir aqui com vocês.

O que ver na Japan House

A exposição inaugural fala do Bambu e de como ele simboliza a cultura japonesa. São três andares de uma exposição pequena, mas bem interessante. A obra de destaque chama “Conexão”, que foi montada com pedaços de bambu ali no local. Após o fim da exposição, os pedaços são guardados e reaproveitados em outras esculturas. Ela tem um conceito de conectar a arte e a natureza, segundo um vídeo explicativo que fica ao lado da obra.

O projeto da Japan House é do arquiteto Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos. Foram utilizadas nas paredes arame de metal coberto com o papel washi, papel japonês feito de pedaços de amoeiras e não tem produtos químicos para  que fique branco. A técnica de uso do papel washi é do Yasuo Kobayashi.  Esse revestimento que foi utilizando é simplesmente lindo!

No térreo tem um vídeo de 6 minutos que conta a lenda da princesa Kuguya, que nasceu de um bambu, virou uma princesa e tem uma relação forte com a lua (de onde veio).Contando assim é um pouco estranho mas a animação é simpática e bonitinha. O legal do vídeo é que para assistir “O Conto da Princesa Kaguya” (2013) você deita no chão, já que a projeção é feita no teto. Vale a experiência!

Além do espaço de exposição, a Japan House terá popup store de marcas japonesas. A Muji, que uma das minhas lojas favoritas do mundo, e tem produtos diversos desde papelaria, itens para casa, e roupas, todas sem marca, com uma pegada moderna e minimalista. Vai chegar por aqui no segundo semestre. Aguardaremos ansiosos.

Existe disponível uma pequena biblioteca com livros sobre o Japão (a maioria em inglês) e em japonês também, você pode ver os livros ao lado da cafeteria que tem disponível no térreo.

junji sakamoto

Também tem um restaurante japonês, o Junji Sakamoto, no segundo andar, que estava lotado quando fui, mas não tive a oportunidade de ver o cardápio para ter uma ideia dos valores.

Endereço Japan House

Avenida Paulista, 52, São Paulo.

Metro: Brigadeiro (linha verde)

Horário de funcionamento: Terça a sábado: 10h às 22h. Domingos e feriados: 10h às 18h.

Segundas:   fechado.

O prédio fica na Avenida Paulista, em frente a Casa das Rosas e quase do lado do Shopping Paulista. Um lugar movimentado e de fácil acesso. A entrada é gratuita.

Vem para São Paulo? Faça a sua reserva pelo Booking.

Leia os posts sobre São Paulo no blog:

Centro de São Paulo: Passeio a pé

Restaurante Japonês: Kan Suke

10 Restaurantes para conhecer em São Paulo

Escrito por Ingrid Luiggi

 

0 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Deixe seu comentário