Roteiro 4 dias no Deserto do Atacama – Chile

Deserto do Atacama - Vale da Lua
Deserto do Atacama – Vale da Lua

Sempre tive vontade de conhecer o Deserto do Atacama e decidi ir no início de Janeiro de 2020. Passamos 6 dias completos, mas como chegamos dia 31 de dezembro, dia 01 era feriado, montei um roteiro de 4 dias para aproveitar tudo que o o Deserto tinha para oferecer.

A viagem para o Deserto do Atacama é uma viagem que exige um planejamento. Os passeios são realizados por agências locais que podem ser em grupos pequenos de até 10 pessoas. Pesquisei e pedi indicações de amigos que já tinha ido e escolhi fazer meus passeios com a Araya.

Antes de viajar fiz a seleção dos passeios, a cotação dos preços e fechei os tours pagando uma parte para realizar a reserva. San Pedro do Atacama vive do turismo, além da mineração, e existem inúmeras agências na rua principal. Quis ter a tranquilidade de ter meus passeios reservados, sem correr o risco de perder o que eu queria fazer.

San Pedro fica há 2.400 metros de altitude, tem um clima extremamente seco (lembra que é um deserto!) e temperaturas extremas. Você tem que estar preparado fisicamente para a aventura. Alguns dos passeios chegam a ter 4.300 metros de altitude. Para garantir que nosso corpo se acostumasse, pedi a agência para organizar os tour de maior atitude para o final da viagem, o que foi ótimo!

Alguns passeios tem duração de meio período e outros duram o dia todo. Para conseguir fazer o maior número, a agência ajustou o cronograma. Seguem os passeios que fiz separados por dia:

Dia 1 – Lagoas escondidas (08:30 – 12:30)

Lagoas escondidas- Deserto do Atacama
Lagoas Escondidas – Água com alta concentração de sal

Lindo passeio para começar a temporada no Atacama. As lagoas não ficam muito longe da cidade, mas a estrada é de terra. Andamos uma meia hora no caminho delimitado para chegar na última lagoa onde poderíamos tomar banho. A lagoa tem uma densidade de sal bem elevada, e você consegue boiar (igual no Mar Morto), mas não pode passar mais do que 20 minutos nem mergulhar. A água salgada pode machucar seus olhos!

Deserto do Atacama – Lagoa Escondida

Só para avisar que a água era bem gelada mas valeu a pena ter entrado!

O passeio termina próxima a outra lagoa onde tivemos um coquetel bem gostoso. Tomar vinho nesses lugares maravilhosos é sim um grande privilégio.

O passeio custou CLP 50.000 + entrada CPL 5.000.

Valle de la Luna y Marte (o Muerte) (15:00 – 20:30)

Voltamos do primeiro passeio, almoçamos e já fomos fazer o segundo passeio do dia. Fomos conhecer o Vale da Lua e da Morte. Dizem que o Vale da Morte se chama vale de Marte mas com a não compreensão da lingua acabou virando da morte. O lugar é lindíssimo e tivemos a real experiência de estar no deserto. Já estive no deserto do Saara e é impressionante a diferença entre os dois. No Atacama a terra é mais parecida com argila, alaranjada e bem fina e não aquele aspecto de areia fininha como no Saara. Belezas diferentes mas igualmente impressionante.

O grande desfecho do dia foi um lindo por do sol tomando um vinho delícia. Com certeza um dos lugares mais lindos que já estive e que tive um grande prazer em apreciar!

Pôr do Sol – Vale da Morte
Vale da Morte

O passeio custou CLP 30.000 + entrada CPL 4.000.

Dia 2 – Termas de Puritana (08:30 – 12:30)

A ideia inicial desse passeio era fazer uma trilha de aproximadamente 1:30 e depois chegar nas Termas, mas depois do primeiro dia fiquei com medo da altitude e da minha falta de preparo físico e optei ir direto para as Termas.

Piscina Termas de Puritana
Una das piscinas da Termas de Puritana

O lugar é lindo e esse é um passeio bem relaxante! As Termas de Puritama pertencem ao hotel de luxo Explora e tem uma estrutura bonita e organizada.

Mini cachoeira em uma das piscinas da Termas de Puritana

São 8 piscinas térmicas, normalmente as duas primeiras são reservadas aos hóspedes do Explora, mas dá para aproveitar as demais.

Terminamos o passeio com mais um delicioso lanchinho com vinho.

O passeio custou CLP 35.000 + entrada CPL 15.000.

Laguna Cejar y Tebinquinche (15:00 – 20:30)

Laguna Cejar

Esse passeio foi o que menos gostamos, o lugar era bonito mas perto do outros, pareceu um pouco de mais do mesmo. Começamos o passeio em mais uma lagoa de sal, só que ela não era azul e transparente como a primeira que visitamos, a Lagoas Escondidas. Ficar muito tempo na água com grande concentração de sal incomoda, o sal irrita a pele e saimos de lá “correndo” para tomar um banho de água doce.

Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche

O dia terminou na Laguna Tebinquinche, vimos o pôr-do-sol, mais um lindo e podemos ficar na beira do lago apreciando a beleza do lugar e descansando. Desacelerar e curtir a natureza fez parte desse passeio.

O passeio custou CLP 30.000 + entrada CPL 17.000.

Dia 3 – Lagunas Altiplanicas (07:30 – 16:00)

Laguna Altiplanica

Acho que esse foi o meu passeio favorito. Saímos bem cedo da pousada e chegamos em uma das Lagunas Altiplanicas cedinho, onde tomamos um café da manhã com uma paisagem de tirar o fôlego. Lugar lindo demais! A laguna que tomamos café era a mais alta e de lá seguimos o passeio de van para conhecer outras lagoas, que são diferentes entre si. Caminhamos um pouco próximo a uma das lagoas onde podemos ver vicunhas e bem distante alguns flamingos.

Vista do Almoço

O almoço também fez parte desse passeio e também foi em um lugar incrível. Descrever essas paisagens é difícil, a imensidão do lugar, o silêncio, o céu azul, é muito perfeito. Senti uma paz nessa viagem que há muito não sentia.

O passeio custou CLP 70.000 + entrada CPL 3.000.

Dia 4 – Geyser el Tatio (05:00 – 11:30)

Deixamos para o último dia de passeios, o de maior altitude que é 4.320 metros. A ideia era ter o corpo mais acostumado depois dos outros passeios.

Geyser Tatio - San Pedro de Atacama
Geyser del Tatio – San Pedro de Atacama

O passeio sai bem cedo às 05:30 da manhã para chegarmos cedo e ver os geyser em atividade. O lugar tem diversas “piscinas” ou “buracos” onde é possível ver a água em ebulição. Ponto importante é seguir os caminhos demarcados, o guia contou algumas histórias tristes de quem não respeitou a área segura e acabou caindo na água fervente.

Geyser del Tatio - Deserto do Atacama
Piscina quente no Geyser del Tatio

No local eles fizeram uma piscina natural quentinha, mas estava muito frio e não encarei entrar na água.

Passamos bastante tempo por lá e eu estava bem, mas na volta me senti mal por conta da altitude. É importante seguir o que os guias falam, tomar muita água e o que me ajudou foi deitar no banco da van e colocar as pernas para cima.

O passeio custou CLP 45.000 + entrada CPL 10.000.

Informações Importante:

Todos os passeios eu fiz com a Araya, uma agência local que foi indicação de uma amiga. Adorei o serviço deles, muito organizados, pontuais e com serviços adicionais como os lanches em todos os passeios e roupão ou toalha nos passeios que incluíam banho. Fechei tudo antes de embarcar para garantir a vaga já que os passeios são de no máximo 10 pessoas.

Paguei por todos os meus passeios e estou indicando porque o serviço deles é realmente muito bom.

Para cada um dos passeio é necessário uma preparação de roupa especifica de acordo com a temperatura do lugar visitado e se terá local para banho ou não. Importante ir com um sapato/tênis de caminhada e roupas confortáveis.

Para fazer sua reserva em San Pedro do Atacama, usamos o booking.

0 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.