Nova York: Explorando o Bryant Park
Nova York é conhecida pelo Central Park, mas se você explorar mais a cidade, ela é cheia de parques menores que dão charme a cidade. Assim é o Bryant Park, pequeno, charmoso, cheio de árvores e vida, dando uma pausa na agitação para os moradores/trabalhadores da região.
Sempre gostei muito do Bryant Park e planejando minha última ida a Nova York descobri um tour grátis para conhecer melhor o parque e sua história. Achei a ideia interessante, até porque Nova York passou por uma grande transformação urbana e social que eu conhecia muito pouco.
O tour tinha apenas 5 pessoas e a guia era uma das funcionárias da empresa que faz a manutenção do parque. Ela realmente ama o que faz e falava do parque com muito amor!
Algumas curiosidades do Bryant Park:
- Ele é gerido pela administração privada;
- Tem uma agenda de eventos bem cheia o ano todo. Destaque para o cinema ao ar livre todas segundas de verão e a pista de patinação no gelo no inverno.
- Nos anos 70 o parque era um lugar perigoso, que as pessoas evitavam passar por perto.
- O parque tem alguns restaurantes e lanchonetes onde se pode almoçar.
- Eles fazem eventos para atrair o público feminino, segundo eles, as mulheres são mais exigentes e quando frequentam um local é porque ele é realmente bom, seguro e interessante.
- As cadeiras do parque não são fixadas no chão para que as pessoas tenham mobilidade de montar as mesas de acordo com o grupo de pessoas que precisam. Isso faz do parque ser bem democrático para grupos grandes.
- Para a reforma do banheiro, foram usados como referência lobby de hotel.
Como a região do Bryant Park tem muitas empresas, a região é cheia de lojinhas e restaurantes. Além de ficar muito próxima da Times Square, que é uma parada de todos os visitantes da cidade.
Informação importante para quem tem crianças, o parque tem um carrossel bem conservado, tem área de leitura com livros disponíveis e jogos (para os adultos também). Eles realmente criaram um ambiente incrível para as pessoas se divertirem por lá.
Almocei no Whole Foods que abriu recentemente na região e tem uma agradável praça da alimentação com vista para o parque. Gastei aproximadamente $15,00 (sushi + água). Como estava muito quente no dia que fui, preferi comer por lá mesmo, mas em dias mais amenos sugiro comprar a comida no Whole Foods e ir comer no parque.
Outra dica boa para tomar café da manhã, ou um lanchinho a tarde, é o Breads Bakery, que tem um pão de chocolate espetacular! O pão famoso se chama Babka, mas ele é grande, se você está sozinha pode comprar o Rugelach, não tem erro. Também tem um Joe Coffee que é bem recomendado pela qualidade do café, mas eu nunca provei.
Dica da Luiggi: O banheiro público que fica na lateral do parque é lindo de morrer e é uma excelente opção para quem precisa de um nas andanças por NY.
Dica da Luiggi 2: Saindo do Bryant Park, aproveite para ir conhecer a Biblioteca de NY que fica no parque. Ela foi reformada recentemente e tem uma arquitetura linda.
Sai dali com uma sensação de que a comunidade consegue erguer um local, que a população pode se movimentar sem precisar sempre do poder público. Quis mudar a região onde moro, quis fazer mais por São Paulo.
Informações Bryant Park
O parque fica entre a 6th e a 5th avenida, entre a rua 40 e 42. O metrô mais perto é 5th avenida (linha roxa 7) ou o 42th – Time Square ( linha amarela N, Q, R, W)).
O tour acontece toda quarta às 11:00.
Ponto de encontro é na fonte que fica próximo ao Le Pain Quotidien.
Site: http://bryantpark.org/programs/park-tours?
Quer saber sobre meus passeios por Nova York?
Nova York Brooklyn: Explorando a região
Nova York: Chelsea Market – High Line – Whitney Museum
Escrito por Ingrid Luiggi
3 comentários Comentar via blog
Comentários via facebook
Comentários via blog